Ribeiro Corretora de Seguros

A credibilidade que você já conhece e a segurança que você precisa

Blog

  • 10/03/2020

    Tipos de eventos: dicas para você se organizar e tudo sair como planejado

    Quem trabalha com eventos sabe que qualquer erro pode prejudicar uma festa por completo! Por isso preparamos uma matéria especial pra você, confira:
    Tipos de eventos: dicas para você se organizar e tudo sair como planejado



    Defina o tema

    O tema é praticamente o coração do evento, é a partir dele que você angariará patrocinadores, fornecedores e atrairá o seu público. Sendo assim, coloque no papel todos os seus objetivos e defina com clareza qual é o motivo do evento.

    É importante escolher um tema atual e que tenha relevância em relação ao participantes - busque escolher uma temática que seja tendência na atualidade.

    Desse modo, é possível atrair o interesse dos participantes, seja com algo que ele queira conhecer, se aprofundar ou se especializar.


    Formato ideal

    A premissa básica para organizar um evento é ter um bom planejamento. Pensar em todos os detalhes com antecedências, a fim de diminuir os erros e realizar um projeto seguro é fundamental.

    É preciso definir qual formato terá o seu evento - separamos alguns exemplos que você pode utilizar, confira a seguir:

    - Palestra: a palestra é interessante por proporcionar temas relevantes e interação entre o palestrante e os participantes. Costuma ser presencial e há limitação de espaço.

    Debate: evento destinado a troca de ideias. Possibilita liberdade entre os participantes, de modo que possam perguntar, falar, responder e discutir o tema em questão - de maneira fácil e livre.

    - Webinar: conferência por meio da internet - um indivíduo expõe suas ideias e os participantes assistem, sem interação.

    Videoconferência: Reunião em tempo real, com ajuda de uma transmissão via satélite.

    Coquetel: se resume em reunir um grupo de pessoas. Geralmente, no meio dele, ocorre um coquetel noturno ou um coffee break.

    - Festa: é chamado algum artista para se encarregar da parte musical. As bebidas e entradas, geralmente, ficam por conta dos participantes.

    - Summit: reúne os chefes e líderes de empresas e governos para tratarem de temas diversificados.


    Defina o público

    Agora que você já escolheu seu tema e o formato ideal do evento, chegou a hora de definir o público. Estude quais áreas o seu assunto se identifica mais, qual a faixa etária dos participantes, se o evento será aberto ou fechado, se será para estudantes ou profissionais formados e atuantes e/ou para pessoas que visam aprender sobre uma questão em específico.


    Monte uma equipe eficiente

    Para que tudo saia como planejado e nenhum imprevisto venha a acontecer, é necessário montar uma equipe eficiente para a organização do evento.

    A dica aqui é avaliar o perfil dos seus colaboradores - esses devem ser confiáveis, responsáveis e comprometidos - e dividir as tarefas de acordo com as suas habilidades. Selecione pessoas com perfis e habilidades diferentes.


    Escolha a data e o local

    Pontos importantes como feriados, fins de semanas e ter a certeza de que outro evento não ocorrerá no mesmo dia e horário do seu é fundamental, evitando com que os participantes tenham que optar entre o seu acontecimento ou do concorrente.

    Em alguns casos, feriados e férias podem ser o momento ideal, mas é importante levar em consideração os horários mais acessíveis do público.

    O local não pode ser grande e nem pequeno o bastante para os participantes. Planeje-se: tudo isso deve ser revisado com antecedência.


    Orçamento

    Essa etapa requer bastante atenção para que você não acabe investindo muito em alguns recursos e acabando deixando outros pontos relevantes do evento de lado. Você deve economizar de forma inteligente, de modo com que o evento não seja prejudicado.

    Sendo assim, buscar por ideias sustentáveis, locais com aluguel mais em conta e até mesmo palestrantes da sua própria equipe, são boas alternativas para o orçamento não sair do planejado.

    Caso você não tenha condições de elaborar um grande evento de qualidade, pense em algo menor - mas que traga resultados efetivos.


    Agora que você já sabe as principais dicas para realizar um evento, que tal contar com o nosso Seguro Eventos e evitar imprevistos indesejados?

    http://ribeirocorretora.com.br/mod-eventos

    (41) 3035-0404 | (41) 9 9932-9274

    Assistência 24h - (41) 9 8869-6601